+

Zazenkai – dia de prática zen

  • 10:30 AM
  • Rua S. João Bosco, 357 | 4100-531 Porto

 

Zazenkai é um dia de prática de meditação, segundo a tradição zen. Principiantes e praticantes mais experientes são bem-vindos.

Este dia de prática Zen conta com a presença de José Eduardo Reis, que vai ler versos da Ilíada e versículos da Bíblia a partir de ensinamentos elementares do budismo zen.
 
Inscreva-se através do email centrobudistadoporto@gmail.com
 
Contribuição livre
Data: 26 de Maio Horário 10:30 – 16:30
 
Para o almoço vamos partilhar a refeição. Enviaremos indicações por email (pode escolher só participar na manhã ou no horário completo)
 
Importante: ser pontual

 

jose eduardoJosé Eduardo Reis é professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na área dos estudos literários e investigador de literatura comparada no Instituto Margarida Losa da Faculdade de Letras do Porto. À parte a sua filiação em organizações nacionais e internacionais relacionadas com a sua área profissional, é membro da União Budista Portuguesa, tendo sido vice-presidente da sua delegação no Porto (2005-2008).

A partir de 1988 começou a participar em retiros de meditação orientados pelo mestre zen japonês Hôgen Yamahata, de que se tornou discípulo secular após ter co-traduzido com Manuel Zimbro o seu livro No Caminho Aberto. Na tentativa de integrar e adaptar os ensinamentos essenciais do seu mestre a um contexto secular da cultura ocidental tem vindo a articulá-los com ensinamentos dos professores budistas ocidentais Amy Hollowell, de que traduziu o livro de poemas Ultrassom, Martine Batchelor e Stephen Batchelor, de que traduziu o livro Vivendo com O Diabo.

Como praticante zen ocidental prosseguindo uma pesquisa cultural e socialmente ativa e comprometida é membro do centro espiritual Jikô-An, fundado por Hôgen e sediado em Yegen, Serra Nevada, Espanha, e da comunidade Wild Flower fundada por Amy Hollowell.