Retiro Mindfulness e Emoções Positivas

  • 07:00 PM
  • Casa da Torre, Vila Verde, Braga

copy-of-mindfulness

 

Porquê um retiro?

Durante um retiro colocamos entre parênteses o ruído interno e externo do nosso quotidiano. Num retiro temos condições para abrandar, para nos abrirmos à frescura deste instante e cultivar um estado de consciência aberto e receptivo – um espaço de criatividade. Para aceder a esse espaço, basta repousar no momento presente… e escutar.

O que vamos praticar: ser felizes!

Mindfulness não é uma prática puramente “mental” ou “atencional”. Envolve olhar profundamente para o nosso coração.  É útil pensar nas qualidades do coração como algo que pode ser treinado. Temos tendência a pensar que a felicidade aparece mais ou menos por acaso e que não podemos influenciar a forma como nos sentimos. Olhemos também essa resistência com gentileza. E ao fazê-lo, podemos treinar o nosso coração com mais tranquilidade.

A quem pode interessar:

A todos – principiantes são bem-vindos!

Local: Casa da Torre (Soutelo, Vila Verde, Braga)
Condições: refeições vegetarianas, alojamento em quarto single com casa de banho privativa

chegada sexta-feira dia 26 de Maio pelas 19h

partida domingo dia 28 pelas 16h

Preço: 145€/pessoa em quarto single ou duplo
Para se inscrever, preencha pf o formulário

Programa previsto

sexta-feira

18h30 – 19h30 – Chegada

20h00 – Refeição

21h00 – Apresentação e boas vindas

sábado

7h30 – Acordar

8h00 – Movimentos mindful

8h30 – Sessão de meditação

9h00 – Refeição da manhã (em atenção plena)

10h30-12h00 – Espaço de transformação: cultivar uma presença compassiva

12h00 – Sessão de meditação

13h – Refeição da tarde (em atenção plena)

15h30-16h30 – Meditação em movimento

16h30-19h00 – Espaço de transformação: a ciência da felicidade

20h – Refeição da noite

21h-21h30 – Sessão de meditação

domingo

7h30 – Acordar

8h00 – Movimentos mindful

8h30 – Sessão de meditação

9h00 – Refeição da manhã em atenção plena

10h30-12h00 – Espaço de encontro: as lições do coração

12h00 – Meditação

13h – Refeição da tarde

15h-16h30 – Círculo de sabedoria

 

orientação: 

Margarida Cardoso

Praticante budista desde 1985, viveu numa comunidade budista laica durante cerca de 7 anos. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche e Ringu Tulku, e participou ainda em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Catherine Genno Roshi, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana, em que privilegia a meditação e artes contemplativas em geral como ferramenta para uma vida mais consciente e caminho para o despertar. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação de Mindful Schools e tem formação em Mindfulness na Comunicação, Mindfulness e Emoções Difíceis e MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy – sob a supervisão de Patrizia Collard, PhD).

Trabalhou profissionalmente em lexicografia, e interessa-se ainda por desenho contemplativo, escrita e criatividade, orientando workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

 

com a participação de:

Patrícia Bacelar, psicóloga clínica, tem especialização na área Cognitivo-Comportamental e pós graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Sistémica, e experiência clínica em perturbações mediadas pela ansiedade de diverso tipo: Ansiedade Social e de Desempenho, Distúrbio de Pânico, Obsessivo-Compulsivo, Distúrbios do Comportamento Alimentar, Depressão e Fobias, Terapia de Casal e Familiar.

Desempenha atividade de psicologia clínica desde 2000, tendo sido membro da Consulta de Stresse dos Hospitais da Universidade de Coimbra e posteriormente membro do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Viana do Castelo.

Master em Programação Neurolinguística faz hoje parte do corpo clínico do Hospital Particular de Viana do Castelo.

Atualmente tem consultório próprio na cidade onde vive, Viana do Castelo e tem especial interesse nas Terapias de Grupo e Workshops orientados para temas específicos da sua área de intervenção, que desenvolve sob sua autoria. Acompanha adultos, jovens e crianças.

Desde 2009 passou a interessar-se pela meditação e Mindfulness, integrando os princípios e prática da meditação Mindfulness no acompanhamento psicoterapêutico que desenvolve. Após frequentar o programa MBSR – mindfulnessbased stress reduction-, está atualmente a frequentar o MBCT- mindfulness-based cognitive therapy no Centro Budista do Porto. Pretende continuar a caminhar pelas águas da prática da meditação, integrando a espiritualidade na sua vida diária, como pessoa e profissional na área da saúde.