+

Quebrar a Casca do Ego

  • 03:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 Porto

Ensinamento com Tsering Paldron

“Acreditarmos na nossa existência enquanto entidade separada torna-nos frágeis. O ego é um “contra” todos os outros e, por isso, está claramente em minoria. Não admira que se torne um pouco paranóico, sempre a medir se o que acontece é por ele ou contra ele.

Então, para se sentir mais protegido, constrói uma casca à sua volta. Essa casca – que às vezes mais parece uma muralha ou um bunker – é essencialmente feita de medo: medo de ser fraco; medo de sofrer; medo de se expor; medo de perder; e, acima de tudo, medo de desaparecer.” (Tsering Paldron)

 

Quando:  sábado 21 de Outubro das 15h às 18h30

Inscrições: preencha por favor o formulário

Contribuição: €20

Onde: Centro Budista do Porto, rua S. João Bosco, 349 Porto

tse22Tsering Paldron

Tornou-se budista em 1974, tendo vivido numa escola do budismo  tibetano – entre 1984 e 1988 fez o tradicional retiro de três anos na Dordogne, França, sob a direção espiritual de Dudjom Rinpotché, Dilgo Khyentsé Rinpotché, dois dos maiores Lamas contemporâneos (entretanto já falecidos), e Tsetrul Pema Wangyal Rinpotché.

Em 1992 começa a ensinar o budismo e regressa a Portugal em 1996. Em 1999 toma votos laicos com Trulshik Rinpoche.

Tsering é regularmente convidada para dar seminários, palestras, cursos e orientar retiros em Portugal, França, Bélgica, Inglaterra e Tahiti. Escreveu livros sobre budismo “A arte da vida” e “A alquimia da dor” e um terceiro, “A dignidade e o sentido da vida” sobre cuidados paliativos em colaboração com outros autores. Publicou ainda um livro de contos infantis “As aventuras de Tachi, o grilo tibetano” e mais recentemente, “O Hábito da Felicidade”.

É presidente da associação Bodhicharya Portugal.