+

Curso de Prática de Mindfulness para professores

  • 11:00 AM

Ensinar é uma das profissões mais heróicas nos dias de hoje. Exigente, gratificante, é também frequentemente desvalorizada e muito desgastante, física e emocionalmente.

As técnicas mindfulness desenvolvem a regulação corporal e emocional, a consciência de si, a capacidade de empatia, a comunicação consciente, mas também intuição e flexibilidade e a capacidade de tomar em consideração uma perspetiva mais abrangente, qualidades que qualquer ser humano precisa de desenvolver, e que qualquer educador gostaria de levar para a sala de aula.

Este curso introduz os participantes a técnicas que permitem uma prática pessoal, mas pretende também, ao usar ferramentas que cultivam consciência, presença, reflexão e compaixão, apelar a recursos internos que nos ajudam a promover o crescimento dos alunos, academicamente, mas também enquanto seres humanos e sociais.

 

O curso consta de 7 sessões de 2h/2h15:


Mindfulness na Educação
– O que é o mindfulness? (definição, origens e história);
– A ciência do mindfulness
– Introdução à Prática da Meditação

Mindfulness dos Pensamentos
– Estabelecer uma nova relação com os pensamentos;
– Prática de Meditação: o observador

Mindfulness intrapessoal e interpessoal
– As qualidades do professor mindful
– Prática de Meditação: cultivar a presença

Explorar as emoções
– Regulação emocional em crianças e adolescentes
– Prática de Meditação: espaço para respirar

Cuidar de si para cuidar dos outros
– Equilíbrio no dia-a-dia;
– Prática: cultivar emoções positivas.

Mindfulness na comunicação
– Os três componentes de uma comunicação consciente;
– Prática: escuta atenta.

Mindfulness na sala de aula
– Ingredientes para uma sala mindful;
– Prática: o círculo de escuta.

 

IMPORTANTE: o curso é para professores ou técnicos especializados que trabalhem em escolas.

Próximas datas:

sábados 22, 29 de Setembro, 6, 13, 20 e 27 de Outubro, 10 de Novembro 2018, das 11h às 13h

Onde: Instalações da FLUP Rua dos Bragas

Inscrições: Site da FLUP (ainda não estão abertas)

 

 

orientação: 

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou ainda em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.