+

Partir em busca de Si

  • 03:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349/357 | 4100-531 Porto

Por vezes nos meu sonhos sou levada para um lugar impossível, onde posso ver como o que me parece estático e sólido pode ser libertado pela magia da imaginação! (Oriah Mountain Dreamer)

Usando artes expressivas e contemplativas, vamos partir num viagem de autoconhecimento, de descoberta, baseada no método SoulCollage®, desenvolvido pela psicoterapeuta Seena B. Frost – uma experiência criativa e espiritual que desenvolve intuição, sabedoria e sentido de comunidade – e no processo Big Mind®, desenvolvido por Genpo Roshi,  um processo de abertura às nossas vozes transcendentes.

Serão 4 oficinas e em cada uma vamos criar “cartas” a partir de recortes e colagens, que nos permitem navegar os vários territórios da nossa vida: para uma descoberta de Si e dos vários mundos que nos coabitam.

Sábado 14 de Julho, das 15h às 19h: os companheiros interiores
Domingo 15 de Julho, das 15h às 19h: os companheiros de viagem

Sábado 21 de Julho, das 15h às 19h: os companheiros energéticos
Domingo 22 de Julho, das 15h às 19h: os arquétipos que nos habitam

Apoiando-se no processo contemplativo de aquietar a mente, e usando um simples processo intuitivo de escolha, recorte e colagem de imagens, os participantes criarão um universo pessoal de composições que podem representar uma voz, uma força, um aliado, um desafio. O próprio processo cria espaço para aceder à sabedoria interior e ao olhar e sentir a imagem, escutar o que ela veio dizer….

 

“Ao trabalhar com imagens, SoulCollage ativa o hemisfério direito, que é mais criativo, e faz aceder  à intuição como um caminho de compreensão profunda e cura. Quando as pessoas criam cartas SoulCollage, vão usar a sua imaginação, experiências e intuição, para dar forma visual a aspetos da sua personalidade, relações e padrões emocionais, assim como a influências espirituais na sua vida.” Nina Chaifetz, psicoterapeuta

 

Preço curso completo (os dois fins-de-semana): €140
Só o primeiro fim-de-semana: €75

Inscrições através de formulário

Cada participante deve trazer 1 caderno, caneta, duas ou três revistas com imagens interessantes (revistas que não se importe de rasgar)

O restante material é fornecido: cola, tesoura, etc., cartão e mais revistas para escolher.

Qualquer pessoa pode participar, não é necessário qualquer tipo de formação artística.

 

Facilitadora: Margarida Cardoso

É responsável pelo Centro Budista do Porto e professora de Meditação e Mindfulness. Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, tem formação em Desenho, Pintura e Escrita Criativa. Trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se por artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.