+

Parar, REparar e Respirar

  • 03:30 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto

Mindfulness, artes expressivas, sabedoria do corpo

Parar para reparar: aprender a conhecer-se na relação do corpo com o espaço, consigo próprio e com os outros, explorar o movimento e a imobilidade, respirar com o corpo todo, escutar os sons envolventes, sentir os pés a tocar o chão, as mãos a compor música no ar… Saborear o momento. Revigorar o corpo e a mente, dar voz à alegria genuína, à calma e à gratidão. Cultivar a atenção e aprender a usá-la no dia-a-dia, como ferramenta inestimável em cada segundo que passa.

Treinar a mente, meditar com o coração.

Brincando e refletindo, criando e recriando estórias, desenvolvemos o foco e a concentração, tomamos consciência das escolhas, aprendemos a regular emoções e a ser mais felizes.

 

 

ATIVIDADES

Jogos de relação com o corpo e com o espaço, relação com os outros e  consigo próprio, confiança, concentração e apuramento de sentidos.

Exercícios de yoga.

Vivências de silêncio (parar para reparar): observar,  escutar, sentir  e respirar – meditação guiada, meditação centrada na respiração.

Técnicas de observação e regulação das emoções.

 

Próximas datas:

21 e 28 de Abril, 5 e 12 de Maio das 15h30-17h00 (crianças dos 6-12 anos)

Inscrições: por formulário

Contribuição €10 + €5 por criança da mesma família (por sessão)

Este programa é inspirado no currículo MindfulSchools

 

Formadoras:

Ivone Ruth Anes de Almeida colaboradora do BOA (Bombarda Oficinas de Artes), e do Serviço Educativo da Fundação de Serralves; dinamiza oficinas criativas de leitura, escrita e expressões integradas em escolas, associações e outros espaços; foi atriz e professora de Português e de expressão dramática. Pratica meditação e yoga há vários anos e tem vindo a dinamizar, em colaboração com o CBP, o projeto Parar, Reparar e Respirar que se propõe divulgar e desenvolver  técnicas  mindfulness para crianças e adolescentes.

Ângela Rodrigues, educadora social, tem formação em Educação e Desenvolvimento Comunitário, Yoga do Riso e Mindfulness (MindfulShools). Adora contar estórias e encontra-a em Às Claras.

 

Sob a supervisão de:

Margarida Cardoso, professora de Meditação e de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy). É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place.