+

Mindfulness na sala de aulas

  • 10:30 AM
  • Rua S. João Bosco, 349/357 | 4100-531 Porto

Workshop prático destinado a professores/educadores que já tenham participado num curso de meditação/mindfulness.

O workshop destina-se a partilhar técnicas/práticas/atividades Mindfulness que desenvolvem a atenção e promovem a regulação emocional.

 

Data sexta dia 9 de Dezembro das 10h30 às 17h30

Contribuição €60

Inscrições por formulário

Mindfulness na escola (2018):

Orientação:

Margarida Cardoso

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação e Mindfulness e Emoções Difíceis. É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia, e interessa-se ainda por desenho contemplativo, escrita e criatividade, orientando workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

Ivone Ruth Anes de Almeida é colaboradora do BOA (Bombarda Oficinas de Artes), e do Serviço Educativo da Fundação de Serralves; dinamiza oficinas criativas de leitura, escrita e expressões integradas em escolas, associações e outros espaços; foi atriz e professora de Português e de expressão dramática. Pratica meditação e yoga há vários anos e tem vindo a dinamizar, em colaboração com o CBP, o projeto Parar, Reparar e Respirar que se propõe divulgar e desenvolver técnicas mindfulness para crianças e adolescentes. Tem partilhado este projeto em escolas do ensino oficial.