+

Workshop de Introdução a Mindfulness

  • 03:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 Porto

soap-bubbles on nature background

Mindfulness, ou atenção plena, é um estado de consciência, uma relação de abertura com tudo o que está, e que podemos cultivar simplesmente no nosso dia-a-dia e através da meditação.

Embora a prática de mindfulness tenha raízes na meditação budista, nas últimas décadas tem sido cada vez mais difundida em meios seculares e pode ser aprendida e praticada por qualquer pessoa independente do seu contexto cultural ou religioso.

Com a prática de Mindfulness estabelecemos uma relação mais realista e compassiva connosco, com os outros, com o mundo. Inúmeros estudos comprovam os benefícios da sua prática para lidar com stresse, ansiedade, depressão e com a dor crónica. Talvez porque ao cultivar a atenção plena, podemos, a cada instante, criar novos caminhos: experienciais, mentais, emocionais.

Temas:
o que é mindfulness (e o que não é)
prática formal e informal
cultivar a consciência do momento
respiração e corpo conscientes
mindfulness e pensamentos
mindfulness e emoções
mindfulness no dia-a-dia

data sábado e domingo 9 e 10 de Dezembro, das 15h00 às 18h30

onde Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto
como inscreva-se pf através do formulário
contribuição €50

Orientação: 

Margarida Cardoso

Praticante budista desde 1985, tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling. Em 2008 tomou os preceitos sob a orientação de professora de budismo Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos e participou em retiros orientados por (entre outros) Dilgo Khyentse Rinpoche, Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Catherine Genno Roshi, Martine Batchelor, e Adyashanti.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia, e interessa-se ainda por desenho contemplativo, escrita e criatividade, orientando workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.