+

Formação de Professores de Mindfulness TD2 (teacher development part 2)

  • 07:00 PM

Instrutores do Programa de 8 semanas MBCT (Mindful Based Cognitive Therapy)

Uma formação concebida para aprofundar as competências para ensinar o MBCT. Os participantes já terão assim desenvolvido a sua prática de ensino de forma a poderem explorar formas de refinar as suas qualidades, aprofundando igualmente a compreensão do ensino do MBCT e os temas subjacentes, sustentados pelo encontro da ciência e do dharma. Vão também mergulhar no que é ‘o professor’ – a forma como cada um de nós se relaciona consigo, os indivíduos, o grupo, e o processo de ensinar.

A formação obedece ao estabelecido para os treinos MBCT – 46 horas de formação e um máximo de 12 participantes (assegurando-se assim uma proporção mínima de 6:1 formandos-formadores).

No final da formação TD2, os participantes receberão um certificado pela Organização Enter Mindfulness, membro da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations,  sendo considerados Professores de Mindfulness.

Datas a confirmar

 


Pré-requisitos:

  • ter  participado no MBCT Teacher Development – Part 1 (TD1), com Patrizia Collard ou outro professor/organização certificada
  • ter ensinado pelo menos 3 vezes o curso MBCT de 8 semanas (ou equivalente)
  • ter participado em retiros de silêncio (e pelo menos um retiro de 7 dias)
  • ter uma prática regular, ter algum conhecimento das últimas pesquisas e ter lido pelo menos 2 publicações na área do MBCT

 

Organização e informações centromeditaçãodhyana@gmail.com

Formadora: Patrizia Collard, PhD

A Dra Patrizia Collard é psicoterapeuta, formadora e professora de mindfulness certificada, e coach, oferecendo  uma combinação única de qualificações profissionais e experiência pessoal.

Patrizia Collard frequentou a Universidade de Oxford (BA Hons.), tendo realizado o seu doutoramento na Universidade de Bangor em 1992, onde foi posteriormente professora. Atualmente é Senior Lecturer na University of East London, fazendo parte do Departmento de Psicoterapia, sendo responsável pelas áreas de CBT (Cognitive Behaviour Therapy), MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e MSC (Mindfulness and Self Compassion).

Nos anos 90 viveu na China, e aí iniciou a prática de meditação e yoga. Ao voltar para o Reino Unido em 2000 começou a integrar a experiência meditativa na sua prática terapêutica e no ensino.  Completou a formação de Professora de Mindfulness na Universidade de Bangor e tornou-se um dos primeiros membros da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations.

Treinou com Jon Kabat-Zin e Saki Santorelli, e posteriormente com Rebecca Crane, John Teasdale, Mark Williams, Christine Feldman e Rick Hanson. É professora certificada de Self Compassion no  Centre for MSC (Chris Germer e Kristin Neff). Supervisionou vários projetos de mestrado na área de Mindfulness, tais como “The use of Mindfulness as a treatment for Autism Spectrum Disorder”,  “Mindfulness for the treatment of Trauma with members of the British Army” e “Mindfulness for Eating Disorders”. Desenvolveu o Programa de Formação de Professores de Mindfulness para o British Mindfulness Institute e é autora e coautora de livros académicos e livros para o grande público. Escreveu The Mindfulness Bible, MBCT for Dummies, Journey into Mindfulness, Mindfulness for Compassionate Living, The Little Book of Mindfulness (traduzido para Português em 2018), Tibbs the Meditation Cat, e, juntamente com Helen Stephenson, the Mindfulness Diet (traduzido em português) e the Mindfulness Cookbook. Os seus livros estiveram várias vezes nas listas dos mais vendidos (Amazon, Der Spiegel, Noruega, etc.). Patrizia Collard é bilingue e ensina por toda a Europa, tendo ensinado centenas de praticantes e treinado dezenas de professores de Mindfulness.

Mais informação sobre o seu trabalho aqui.

 

Professora assistente: Margarida Cardoso – entrou em contacto com a meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu durante cerca de 7 anos. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou ainda em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do Programa Still Quiet Place e tem formação em Mindfulness na Comunicação e Mindfulness e Emoções Difíceis.

É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.