+

Ferramentas para gerir Stresse e Ansiedade

  • 03:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto

Técnicas de Mindfulness para a Gestão do Stresse e da Ansiedade

Hoje em dia, todos já sentimos stresse ou mesmo ansiedade de uma forma ou outra… por vezes as duas palavras confundem-se no uso geral embora sejam experiências diferentes.

Ninguém “decide” sentir-se stressado ou ansioso, mas também não é algo que se consiga evitar e podemos mesmo sentir-nos impotentes face às nossas emoções. Neste workshop vamos explorar estes dois conceitos e adquirir ferramentas que nos permitam aceder aos nosso recursos internos para melhor lidar com estas situações.

Temas:

  1. o que é mindfulness e por que é importante
  2. qual a diferença entre stress e ansiedade
  3. ferramentas para um treino gradual
  4. emoções positivas como um antídoto natural
  5. um plano de ação pessoal para a transformação

 

Este workshop pode interessar a quem já participou num curso de introdução à meditação e quer desenvolver e aprofundar as ferramentas para gerir stress e ansiedade, mas podem também participar pessoas sem prática de meditação.

Datas: 21 e 22 de Julho, das 15h às 19h

Contribuição: €60

Inscrições por formulário

 

Orientação:

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu durante cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.