+

Curso de Introdução a Mindfulness – curso de 6 semanas

  • 08:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto

 

Na sua utilização mais generalizada, mindfulness implica um conjunto de práticas ou técnicas meditativas usadas para o desenvolvimento da atenção e da consciência do momento presente, mas também o estado de consciência que surge “ao intencionalmente prestar atenção, de uma forma aberta, gentil e discernente”.

Os estudos indicam que a prática de mindfulness é responsável por mudanças que levam a uma melhor qualidade de vida e a um maior bem-estar mental e físico dos seus praticantes. E mais especificamente, a prática de mindfulness contribui para:

– desenvolver a atenção, a memória e a concentração

– equilibrar níveis de stresse

– regular o sono

– reforçar o sistema imunitário

– melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio emocional

– desenvolver a autocompaixão

– desenvolver a capacidade de resiliência

– favorecer a empatia e a criatividade nas relações

 

Neste curso vamos desenvolver a consciência da respiração, do corpo, e a consciência do momento presente, como forma de nos abrirmos à vida, aos outros e ao imenso potencial de cada instante.

sessão I a consciência do momento presente (e por que é importante)

sessão II a sabedoria do corpo (o corpo dá-nos informações)

sessão III explorar as emoções (lidar com stress e ansiedade)

sessão IV cultivar emoções positivas (é para o nosso próprio benefício)

sessão V comunicação consciente (cultivar a intenção de compreender)

sessão VI mindfulness no dia-a-dia (o mais importante é saber o que é mais importante)

 

O curso consta de 6 sessões de 2h

 

Próximas datas:

Quintas-feiras das 20h às 22h – 6, 13, 20, 27 de Setembro e 4 e 11 de Outubro LOTADO

Quintas-feiras das 20h às 22h – 8, 15, 22, 29 de Novembro, 6 e 13 de Dezembro LOTADO

Quintas-feiras das 20h às 22h – 3, 10, 17, 24, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro 2019

 

onde Rua S. João Bosco, 349

como inscreva-se pf através do formulário

contribuição 90€


IMPORTANTE
: mindfulness implica mesmo uma prática; não se fica mais “mindful” ao ler ou falar sobre o assunto; portanto, antes de se inscrever, considere se pode dispor de algum tempo diariamente para a prática; conte com 20 a 30 minutos de prática diária, mais 1-2 horas semanais de estudo (leitura ou vídeos);

é imprescindível estar presente na primeira sessão!

organização: Centro de Meditação Dhyana

 

Frequentar este curso não confere competência para ensinar Mindfulness ou aplicar o programa a terceiros.

testemunho

Deixe-me agradecer a maravilhosa viagem dentro e fora de mim que me proporcionou. Sem dúvida que apreciar se tornou mais do que uma palavra importante, uma filosofia na minha vida. E a cada dia que passa e a meditação continua, a clareza de espírito aumenta e com ela o sentir-me feliz.
Sem dúvida que recomendarei o seu curso a todas as pessoas que conheço!
(M.M.)

Antes de mais agradeço a experiência maravilhosa e esta nova forma de encarar o mundo que o  curso de mindfulness me proporcionou. Acho que se torna difícil colocar por palavras esta vivência, mas sem dúvida que deu um sentido prático à frase que desde criança me acompanha “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Com a finalização desta etapa, que marca também a continuação de uma prática de meditação e atenção plena com que pretendo manter contacto, não poderia deixar de demonstrar a minha gratidão. O amor com que a Margarida se dá aos outros, deixando um pouco de si em nós, é algo que não esquecerei.

Por tudo um muito obrigada.  (A. P.)

 

orientação: 

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu durante cerca de 7 anos. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou ainda em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.