Curso Fundamental de Mindfulness – curso de 6 semanas

  • 08:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto

 

Curso de introdução à meditação e prática mindfulness

Na sua utilização mais generalizada, mindfulness implica um conjunto de práticas ou técnicas meditativas usadas para o desenvolvimento da atenção e da consciência do momento presente, mas também o estado de consciência que surge “ao intencionalmente prestar atenção, de uma forma aberta, gentil e discernente”.

Em português falamos de atenção plena, ou consciência plena, pois parece não ser suficiente dizer simplesmente “atenção”. Alguns autores falam também do estado de presença, ou ainda de estar presente ao que surge a cada instante, tal como surge.

Hoje em dia, são publicados entre 300 a 400 estudos científicos por ano sobre mindfulness. Esses estudos indicam que a prática de mindfulness é responsável por mudanças que levam a uma melhor qualidade de vida e a um maior bem-estar mental e físico dos seus praticantes. E mais especificamente, a prática de mindfulness contribui para:

– desenvolver a atenção, a memória e a concentração

– equilibrar níveis de stresse

– regular o sono

– reforçar o sistema imunitário

– melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio emocional

– desenvolver a autocompaixão

– desenvolver a capacidade de resiliência

– favorecer a empatia e a criatividade nas relações

 

Neste curso vamos desenvolver a consciência da respiração, do corpo, e a consciência do momento presente, como forma de nos abrirmos à vida, aos outros e ao imenso potencial de cada instante.

sessão I: respiração consciente

sessão II: sabedoria do corpo

sessão III: explorar as emoções

sessão IV: cultivar emoções positivas

sessão V: comunicação consciente

sessão VI: mindfulness no dia-a-dia

 

O curso consta de 6 sessões de 2h

Próximas datas

Quartas-feiras das 20h00 às 22h00,  5, 12, 19, 26 de Julho,  9 e 11 (sexta-feira) de Agosto (6 sessões)

em horário laboral: Quintas das 15h às 17h: 6, 13, 20, 27 de Julho, 10 e 11 de Agosto (6 sessões)

onde Rua S. João Bosco, 349

como inscreva-se pf através do formulário

contribuição

neste curso o participante escolhe qual a opção de pagamento que lhe for mais conveniente:
A. 90€ (+ possibilidades)
B. 70€ (- possibilidades)

 

IMPORTANTE: mindfulness implica mesmo uma prática; não se fica mais “mindful” ao ler ou falar sobre o assunto; portanto, antes de se inscrever, considere se pode dispor de algum tempo diariamente para a prática; conte com 20 a 30 minutos de prática diária, mais 1-2 horas semanais de estudo (leitura ou vídeos);

é imprescindível estar presente na primeira sessão!

organização: Centro de Meditação Dhyana

 

Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros.

testemunho

Deixe-me agradecer a maravilhosa viagem dentro e fora de mim que me proporcionou. Sem dúvida que apreciar se tornou mais do que uma palavra importante, uma filosofia na minha vida. E a cada dia que passa e a meditação continua, a clareza de espírito aumenta e com ela o sentir-me feliz.
Sem dúvida que recomendarei o seu curso a todas as pessoas que conheço!
(M.M.)

Antes de mais agradeço a experiência maravilhosa e esta nova forma de encarar o mundo que o  curso de mindfulness me proporcionou. Acho que se torna difícil colocar por palavras esta vivência, mas sem dúvida que deu um sentido prático à frase que desde criança me acompanha “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

Com a finalização desta etapa, que marca também a continuação de uma prática de meditação e atenção plena com que pretendo manter contacto, não poderia deixar de demonstrar a minha gratidão. O amor com que a Margarida se dá aos outros, deixando um pouco de si em nós, é algo que não esquecerei.

Por tudo um muito obrigada.  (A. P.)

 

orientação: 

indice2Margarida Cardoso

Praticante budista desde 1985, tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling. Em 2008 tomou os preceitos sob a orientação de professora de budismo Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Dilgo Khyentse Rinpoche, e participou em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Catherine Genno Roshi, Martine Batchelor, Adyashanti…

É responsável pelo Centro Budista do Porto e fundadora do projeto Centro de Meditação Dhyana. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação de Mindful Schools e tem formação em Mindfulness na Comunicação, Mindfulness e Emoções Difíceis e MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy – sob a supervisão de Patrizia Collard, PhD).

Trabalhou profissionalmente em lexicografia, e interessa-se ainda por desenho contemplativo, escrita e criatividade, orientando workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.