+

Curso de Introdução à Meditação – nível III

  • 08:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349/357 | 4100-531 Porto

A prática da meditação melhora muitos aspetos da nossa vida, mas não é uma simples técnica de auto-ajuda para lidar com o stress ou para desenvolvimento pessoal – é um caminho de autenticidade, de auto-aceitação, de descoberta de nós e dos outros – e fundamentalmente um caminho de libertação.

temas:
sessão I – fundamentos da atenção plena: corpo

sessão II – fundamentos da atenção plena: mente

sessão III – os sete factores de iluminação

sessão IV – conceitos e realidade

 

próximas datas:

quintas – 3, 10, 14, 24 de Maio das 20h às 22h

onde: Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto
como: inscreva-se pf através do formulário
contribuição: €50

 

orientação: 

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu durante cerca de 7 anos. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou ainda em retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), tendo como mentoras Patrizia Collard, PhD e Helen Stephenson, segundo as orientações da UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisations. É facilitadora do currículo em Mindfulness na Educação (para crianças e adolescentes) de Mindful Schools e do programa Still Quiet Place. Tem formação em Mindfulness na Comunicação e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua) e participou na 1.ª edição em Portugal de Formação de Professores de MBCT enquanto professora assistente.

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.