+

Curso de Eneagrama

  • 03:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349 | 4100-531 Porto

O Eneagrama da Personalidade é um modelo de autoconhecimento que permite entender qual é a nossa estratégia inconsciente para nos relacionar com os outros e entender o mundo em geral. Vamos entender quais são os bloqueios e crenças que nos impedem de ter uma vida mais satisfatória e também as tarefas a desenvolver no caminho da autotransformação. A compreensão deste modelo é de grande utilidade como ponto de partida no desenvolvimento pessoal e como base de trabalho para melhorar o relacionamento interpessoal em coletivos.

OBJETIVOS

  • Identificar o nosso tipo de personalidade para tomar consciência das nossas motivações, potencialidades, recursos e tendências comportamentais.
  • Adquirir competências para lidar com aqueles mecanismos defensivos automatizados e zonas cegas que geram bloqueios internos e conflitos interpessoais.
  • Melhorar o clima laboral através da tolerância na prática que o próprio modelo promove, através do entendimento último das motivações e mecanismos que cada personalidade utiliza no seu quotidiano.

 

Metodologia expositiva, vivencial e trabalhos em grupo

 

PROGRAMA

1.      Origens e ética do Eneagrama. Realização de um teste de personalidade

2.      Os nove tipos de personalidade

  •   Circunstâncias que levam ao desenvolvimento de cada um dos tipos
  •  Crenças, emoções e comportamentos automáticos associados a cada tipo

3.      Estratégias para o nosso crescimento e para apoiar os outros no seu desenvolvimento pessoal

  • Tomar consciência do impacto dos nossos comportamentos nos outros e entender os comportamentos alheios
  •  Atitudes e comportamentos assertivos para evitar conflitos e promover o entendimento

4.      Plano de trabalho pessoal

 

Datas: 27 de Outubro, das 15h às 20h00
28 de Outubro, das 9h30 às 19h30

LOCAL Centro Budista do Porto, Rua S. João Bosco, 349
Contribuição: €80

para se inscrever pf use o formulário online

 

Quando somos crianças, e perante diversos estímulos, desenvolvemos uma estratégia para “estar no mundo”. Esta estratégia é repetida tantas vezes, que afinal forma-se um perfil de personalidade, que nos faz ter determinados comportamentos automáticos, formas de estar, pensar, sentir e agir. Repetimos tantas vezes a “peça” que passamos a acreditar que nós “somos” a personagem, em vez de sermos atores/atrizes das nossas vidas. O modelo do Eneagrama permite identificar de uma forma respeitadora qual é o nosso perfil, entender as influências destes padrões tantas vezes repetidos no nosso quotidiano e no relacionamento com os outros.

Neste curso iremos tomar consciência de quais são aqueles bloqueios e crenças que nos geram sensação interna de insatisfação, assim como trabalhar estratégias de comportamento para pacificar os nossos relacionamentos com os outros, quer a nível pessoal ou profissional, pois entendendo as motivações, crenças e comportamentos de cada um dos perfis de personalidade, estamos a trabalhar em simultâneo a tolerância em grupo.

 


Mais informações sobre o facilitador:
Mário Madrigal