+

Curso de Budismo para Principiantes

  • 08:00 PM
  • Rua S. João Bosco, 349, Porto

o-budismo-de-internet-facebook-blog-sobre-budismo

O curso constará de quatro sessões, em que serão abordados os seguintes temas:

Buda e o caminho de libertação – oito fatores para a prática espiritual

Que sou eu? – a construção do eu segundo a psicologia budista

Eu e os outros – a compreensão da realidade enquanto interdependência

Adoptar-se-á um ponto de vista integrativo das várias tradições budistas.

 

Quando: quartas-feiras das 20h00 às 22h00: 13, 20, 27 de Novembro e 4 de Dezembro
Orientação Margarida Cardoso
Local
Rua S. João Bosco, 349/357 | 4100-531 Porto
Contribuição sugerida €30 (uma real indisponibilidade financeira não é um impeditivo para participar)
Inscrições por formulário online

 

 

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas, o que fortaleceu a sua abordagem inclusiva e não sectária do Caminho. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou em (e em certos casos organizou) retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua).

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

Facilitadores certificados do Programa CIT https://www.compassionateintegrity.org/facilitator-directory/

 

 

 

Blog http://margaridazulcardoso.wordpress.com/