+

Consciência pelo Movimento – aula livre

  • Rua S. João Bosco 349
“O Corpo que se cria”

Educação Somática | Método Feldenkrais®

Aulas semanais

Quintas 12h15-13h00

a partir de 28 de Fevereiro 2019 (primeira aula: entrada livre)

 

 

Bem estar e uma boa vida estão ao nosso alcance

Às vezes sentimo-nos diminuídos com dores crónicas nas costas, pescoço, estômago, pelo stress … e sentimo-nos menos capazes de executar movimentos que antes eram fáceis, aprender coisas novas ou melhorar o nosso desempenho. Limitamo-nos.

É possível reconquistar o nosso conforto e melhorá-lo. Todos têm direito ao bem-estar. E, claro, o bem-estar físico e psicológico são inseparáveis.

Temos recursos, eles são presentes em cada um de nós. É possível tomar consciência deles e cultivá-los. Durante toda a vida, podemos continuar a aprender.

Movimento é vida

Com “Consciência pelo Movimento”*, oferecemos uma abordagem mente-corpo que visa a realização dos movimentos no espaço e tomar a consciência de sensações cinestésicas. Este método de autoeducação torna possível (re) fazer o contacto com o próprio corpo.

Na sessão, o professor convida os participantes a realizarem movimentos com o corpo, estimulando as conexões neuronais. Os movimentos são simples e fáceis, realizados sem esforço.

« A intenção é preparar o corpo para mover-se com o mínimo esforço e máxima eficiência, não através da força muscular, mas por uma maior consciência da sua ação. »

Durante uma aula, todos evoluem ao seu próprio ritmo num contexto de segurança.

Equipamento

Roupas desportivas confortáveis e quentes. Meias espessas.

Preço: aula gratuita no dia 28 de Fevereiro

Inscrições: por formulário

 

 

 

Para quem?

Para todos

  • Incluindo pessoas que procuram melhorar o seu desempenho desportivo ou artístico.
  • Incluindo pessoas com amplitude limitada de movimento. As aulas são neste caso adaptadas, e os participantes evitam movimentos desconfortáveis.
O que é ?

Educação Somática / Método Feldenkrais®

Método existente desde 1950, com alguns milhares de professores no mundo.

Ministrado na França por exemplo nos Conservatórios Nacionais de Arte Dramática e Música de Paris.

Ministrado em EUA por treinadores desportivos (Golf)

Diploma concedido exclusivamente pelos Training Accreditation Boards (TABs).

Reconhecido como um método eficaz pela ciência: para problemas musculo-esqueléticos (meta-análise 2015); para problemas neurológicos (Norman Doidge, “The brain’s ways of healing”).

 

Professora
Jennifer Génin

Jennifer sempre desenvolveu o seu gosto por artes, desporto e autoconhecimento. O que a faz mover é a curiosidade e o desejo de compreender. Praticou muitos anos ballet, dança contemporânea e tradicional, música e Yoga. Enquanto jovem desportista, praticava atletismo de competição. Teve uma carreira profissional inicialmente como engenheira e hoje em dia enquanto consultora e coach em liderança e desempenho.

Com todas as suas experiências e disciplinas aprendeu a importância dos métodos de aprendizagem; ao longo do tempo deparou-se com as dificuldades e obstáculos físicos e as possíveis lesões, dores crónicas e maus hábitos de movimento.

Em 2011 descobriu o poder da “Consciência pelo Movimento” quando começou a estudar canto lírico. Aprofundou essa disciplina, analisando as suas dificuldades e encontrando as melhores soluções para as superar. Hoje em dia, aplica esse método também na sua abordagem do mundo do trabalho.

Jennifer é professora certificada em Educação Somática / Método Feldenkrais pelo Board Europeu EuroTAB.