+

A Natureza de Buda

  • 03:00 PM

 

A Natureza Fundamental de todos os Seres

 

A Natureza de Buda é uma expressão usada no Budismo Mahayana, e que basicamente, é a natureza de todos os seres. A origem desta expressão remonta a algo que o Buda disse e que pode ser encontrado no cânone Pali:

“Luminosa, monges, é a mente. E ela é contaminada pelas corrupções adventícias. A pessoa comum sem instrução não compreende isso tal como na verdade é, por isso lhes digo que – para a pessoa comum sem instrução – não existe desenvolvimento da mente.”

“Luminosa, monges, é a mente. E ela é libertada das corrupções adventícias. O nobre discípulo bem instruído compreende isso tal como na verdade é, por isso lhes digo que – para o nobre discípulo bem instruído – existe o desenvolvimento da mente.” (tradução Acesso ao Insight)

Esta passagem deu origem a muitas teorias e interpretações e algumas escolas budistas começaram a descrever esta mente luminosa como uma consciência subtil, presente em todos os seres, ou como o potencial para despertar.

E é este tema que a Tsering vai explorar….

 

Quando: sábado 9 de Junho das 15h às 18h30

Inscrições: preencha por favor o formulário

Contribuição: €25 (uma real indisponibilidade financeira não é impeditivo para participar, pf contacte-nos)

Onde: Centro Budista do Porto, rua S. João Bosco, 349 Porto

 

Tsering Paldron

Tsering é praticante budista há mais de 40 anos e começou a ensinar o Budismo há 25. É convidada para dar seminários, palestras, cursos e orientar retiros em Portugal, França, Bélgica, Inglaterra e Tahiti. Escreveu vários livros sobre budismo. A sua mais recente publicação é O Hábito da Felicidade. Embora viaje bastante, fixou residência no Porto, onde dinamiza a Bodhicharya Portugal, associação ligada a Bodhicharya Internacional, criada por  Ringu Tulku.