+

Chi Kung

Chi Kung/ Luohan Qigong

Ginástica terapêutica chinesa, Qigong (lê-se chi kung), quer dizer “cultivar a energia interna”; qi (energia) e gong (trabalho). É uma arte terapêutica milenar, tendo como base a medicina tradicional chinesa. É um dos métodos mais antigos capaz de dirigir a circulação de energia e cultiva-la. Para os chineses o qi está em toda a parte, dentro e fora de nós, nos céu, no homem e na terra.

O sistema de Luohan Qigong é datado de 1500 anos e foi fundado por um monge budista chamado Tamo. Tamo foi do Sri Lanka (onde nasceu) até à China, ao templo de Shaolin, onde esteve nove anos em meditação. Assistindo à debilidade física dos monges, desenvolveu um conjunto de exercícios que foram conhecidos como “as 18 mãos de Buda”, quer dizer, “a arte da respiração dos iluminados”. São exercícios capazes de fortalecer os ossos, tendões, músculos e articulações., Este sistema foi preservado durante cinco gerações no seio da família Chen, sendo atualmente transmitido pelo mestre Chen Yong Fa.

Objetivos: fazer com que jing, qi, shen estejam em harmonia, ou seja, o corpo, a respiração e o espírito. Movimento e repouso podem combinar-se, alternando exercícios dinâmicos à meditação. O qi é a fonte da vida e se soubermos como funciona, levaremos uma vida mais longa e saudável.

Benefícios: ao manter as duas forças da natureza equilibradas, Yin e Yang, previnem-se e combatem-se doenças como a depressão, hipertensão, dores, alergias e ansiedade. Ativa o fluxo da energia vital ao longo dos canais energéticos, fortalece os órgãos internos mantendo a saúde e vigor do corpo e da mente. Controla o stresse e aumenta a longevidade promovendo uma atitude equilibrada e relaxada. Melhora a concentração e memória.

 


 
Durante o mês de Agosto não haverá aulas de Chi Kung.
 
Horário: Quintas das 11:00 às 12:00

Orientação: Nanni Pinto

Mensalidade: 35€ (1 aula por semana)

Basta preencher o formulário para fazer a inscrição

 
Horário: Domingos das 19:00 às 20:00

Orientação: Paulo Fernandes

Mensalidade: 30€ (1 aula por semana)

Basta preencher o formulário para fazer a inscrição

 

 

nanni1Nanni Pinto nasceu em 1967 em S. João da Madeira. É licenciada em Arquitetura e Medicina Tradicional Chinesa e ainda instrutora de Tai Chi e ChiKung Terapêutico. É autora e ilustradora de livros de poemas e livros para a infância. É praticante do Budismo Zen dentro da escola soto e a tradição de Deshimaru. Considera-se uma cidadã do mundo. Viveu, entre 1992 e 1996, no Brasil, na Índia e em Macau. Atualmente reside em Braga.


 

O formador:

Sifu Paulo Fernandes Formiga nasceu em Angola em 1970, mudou-se para Portugal ainda jovem e inicia a prática de Ginástica Desportiva; ainda adolescente inicia-se no Karaté e mais tarde na prática de Wushu.

Para aprofundar a sua técnica nas artes Marciais, viaja até Macau onde adquire os seus conhecimentos junto de Mestres de Wushu nas suas várias vertentes : Nanquan, Chanquan, Jianshu, Qianshu, Gunshu e Tang Lang. Ainda em Macau começa os seus conhecimentos na prática da dança do Leão Chinês. 

Representou três vezes a seleção Portuguesa de Wushu e sagrou-se vice-campeão Europeu de Wushu, obtendo a medalha de prata pela Federação Europeia de Wushu.

Em Pequim (China) frequentou a Universidade de Educação Física onde concluiu o curso avançado de Wushu em artes internas e externas. Continuando a sua viagem de aprendizagem mergulhou mais fundo nas artes internas do Taichichuan e Chikung terapêutico na busca por mais conhecimento e esclarecimento dentro das artes orientais. 

Na procura deste binómio “Corpo, Mente” especializa-se em massagem Tuiná e Ayurvédica, desenvolve esta experiência como terapeuta em várias clínicas holísticas em Portugal e no Reino Unido.