+

Blog

Doze passos para uma vida mais compassiva

Categories: Notícias

O desejo de um mundo melhor, formulado por Karen Armstrong em 2008 numa conferência TED, levou à criação da Carta da Compaixão no ano seguinte, depois de milhares de pessoas se terem pronunciado sobre os seus princípios.

Karen Armstrong publicou em 2010 Twelve Steps to a Compassionate Life, Doze Passos para uma Vida de Compaixão. Tomando como ponto de partida os ensinamentos das religiões do mundo, Karen Armstrong demonstra em doze passos como trazer a compaixão para o primeiro plano de nossa vida. Praticar esses passos não vai mudar a nossa vida de um momento para o outro, mas quem sabe qual é o impacto de pequenos passos? E o primeiro passo começa hoje.

Durante este ano de 2018, propomos uma maior reflexão e vivência da Compaixão nas nossas vidas. No início do deste ano subscrevemos e tornamo-nos parceiros da Carta da Compaixão e sugerimos que este mês acompanhe as mensagens diárias do nosso blog sobre os Doze passos para uma vida mais compassiva, segundo Karen Armstrong. Propomos um encontro mensal, dentro do possível ao terceiro domingo de cada vez (das 10h30 às 12h30) de partilha sobre o tema desses dozes passos.

E estes passos (e datas) são:

  1. aprende sobre a compaixão (21 de Janeiro)
  2. olha para o teu mundo (18 de Fevereiro)
  3. compaixão por si mesmo (18 de Março)
  4. empatia (15 de Abril)
  5. mindfulness (20 de Maio)
  6. ação (17 de Junho)
  7. sabemos tão pouco (15 de Julho)
  8. como falar uns com os outros (12 de Agosto)
  9. acolher todos os seres (16 de Setembro)
  10. conhecimento (21 de Outubro)
  11. reconhecimento (18 de Novembro)
  12. ama o teu inimigo (16 de Dezembro)