Chi Kung

Luohan Qigong

Ginástica terapêutica chinesa, Qigong (lê-se chi kung), quer dizer “cultivar a energia interna”; qi (energia) e gong (trabalho). É uma arte terapêutica milenar, tendo como base a medicina tradicional chinesa. É um dos métodos mais antigos capaz de dirigir a circulação de energia e cultiva-la. Para os chineses o qi está em toda a parte, dentro e fora de nós, nos céu, no homem e na terra.

O sistema de Luohan Qigong é datado de 1500 anos e foi fundado por um monge budista chamado Tamo. Tamo foi do Sri Lanka (onde nasceu) até à China, ao templo de Shaolin, onde esteve nove anos em meditação. Assistindo à debilidade física dos monges, desenvolveu um conjunto de exercícios que foram conhecidos como “as 18 mãos de Buda”, quer dizer, “a arte da respiração dos iluminados”. São exercícios capazes de fortalecer os ossos, tendões, músculos e articulações., Este sistema foi preservado durante cinco gerações no seio da família Chen, sendo atualmente transmitido pelo mestre Chen Yong Fa.

Objetivos: fazer com que jing, qi, shen estejam em harmonia, ou seja, o corpo, a respiração e o espírito. Movimento e repouso podem combinar-se, alternando exercícios dinâmicos à meditação. O qi é a fonte da vida e se soubermos como funciona, levaremos uma vida mais longa e saudável.

Benefícios: ao manter as duas forças da natureza equilibradas, Yin e Yang, previnem-se e combatem-se doenças como a depressão, hipertensão, dores, alergias e ansiedade. Ativa o fluxo da energia vital ao longo dos canais energéticos, fortalece os órgãos internos mantendo a saúde e vigos do corpo e da mente. Controla o stresse e aumenta a longevidade promovendo uma atitude equilibrada e relaxada. Melhora a concentração e memória.

Para quem: para todas as idades

Orientação: Nanni Pinto

Mensalidade: 35€ 1 aula por semana

 

Horário:

Segundas das 12:30 às 13:3o

 

Preencha pf o formulário para fazer a inscrição

 

nanni1Nanni Pinto nasceu em 1967 em S. João da Madeira. É licenciada em Arquitetura e Medicina Tradicional Chinesa e ainda instrutora de Tai Chi e ChiKung Terapêutico. É autora e ilustradora de livros de poemas e livros para a infância. É praticante do Budismo Zen dentro da escola soto e a tradição de Deshimaru. Considera-se uma cidadã do mundo. Viveu, entre 1992 e 1996, no Brasil, na Índia e em Macau. Atualmente reside em Braga.